Dermatologia Veterinária

Doenças de pele em cães e gatos podem ser causadas por vários fatores, como contato com produtos químicos, intoxicação alimentar, parasitas entre outros.

Sintomas mais comuns da doença de pele animal

Os sintomas mais comuns são:

  • coceiras excessivas
  • lambedura nas áreas afetadas
  • dores de ouvido
  • queda e falhas nos pelos
  • descamações na pele
  • secreções

Contudo, há outros sintomas que podem ser manifestados. Por isso, é essencial buscar acompanhamento do veterinário dermatologista. Só assim, será possível  diagnosticar o pet da maneira mais assertiva possível.

Agentes que causam doenças de pele em pets

Apesar de, na maioria dos casos, pulgas e carrapatos serem os maiores causadores de doenças de pele, outros agentes, como alergias, infecções, tumores, piodermites, seborreia, caspas, bactérias, fungos, tumores, ácaros (que causam a sarna), berne e micoses fazem parte da lista de doenças que precisam de uma atenção especial do dermatologista veterinário.

Como é feito o diagnóstico para doenças de pele em animais

O diagnóstico é feito por meio da análise dos sinais clínicos e de exames laboratoriais. O médico veterinário dermatologista vai caminhar para análises microscópicas. Exames de sangue e biópsia também podem ser necessários.

Tratamento ideal para cães com doenças de pele

O tratamento mais eficaz para cada caso vai depender do diagnóstico. Pode ser que o pet tenha que ser higienizado com medicamentos de uso tópico, como xampus e loções, ou tenha que fazer uso de antibióticos, antifúngicos, antialérgicos ou antiparasitários.  Em alguns casos, podem ser necessárias mudanças alimentares.

O que você procura?

Saiba mais sobre os nossos serviços

Quer agendar serviços para o seu pet?
Entre em contato conosco!
Clique nos botões para nos contatar por telefone ou WhatsApp